GESTÃO DADOENÇA

Quando falar com o seu médico este documento contém informação que o pode ajudar a orientar a sua conversa

Quando falar com o seu médico este documento contém informação que o pode ajudar a orientar a sua conversa

Conheça as opções de tratamento para a fibrilhação auricular (FA)


Informe-se junto do seu médico para tomar as melhores decisões


1DETETAR


Durante o exame de ECG, são colocados elétrodos (sensores) no peito e, por vezes, nos membros para detetar a atividade elétrica do coração. Um ECG deteta a atividade elétrica do coração, medindo largura e amplitude das fases elétricas de cada batimento cardíaco.

Uma avaliação médica é uma das principais formas de identificar se está em risco de sofrer de arritmias malignas, ou seja, as arritmias que têm origem nos ventrículos, que são as câmaras responsáveis por bombear o sangue do coração para todo o corpo.

A monitorização cardíaca contínua é útil para captar batimentos cardíacos irregulares que ocorrem com pouca frequência – em alguns casos, poderá até nem sentir nenhum sintoma.
Monitor Holter: Este dispositivo de ECG portátil pode ser usado durante até sete dias para registar a atividade elétrica do coração enquanto realiza as suas rotinas diárias.
Realizar um registo do seu ECG permitirá ao médico analisar posteriormente a frequência cardíaca e identificar eventuais anomalias que possam estar a ocorrer.

Dispositivo de monitorização cardíaca implantável (ICM): O ICM é um dispositivo que é inserido sucutaneamente na área do peito.
O ICM deteta e armazena ritmos cardíacos anormais durante pelo menos três anos.

  • Com base nas considerações do médico que está responsável pelo tratamento, poderá ter de realizar um ecocardiograma para avaliar a dimensão do seu coração e verificar o respetivo funcionamento.
  • Outro exame de diagnóstico é a angiografia coronária, que observa como o sangue flui para dentro das artérias do coração. Tal como o ecocardiograma, este exame será solicitado pelo médico caso seja considerado necessário.
  • É realizado um exame especial designado por estudo eletrofisiológico para observar cuidadosamente o funcionamento do sistema elétrico do coração e confirmar a presença ou ausência de anomalias.

Pode determinar a velocidade a que o seu coração bate medindo a pulsação. Se identificar que a sua pulsação é irregular ou lenta, consulte um médico.

Vire uma mão ficando com a palma para cima. Coloque suavemente o indicador e o dedo médio da sua mão oposta na parte interna do pulso por baixo da base do polegar. Se conseguir sentir o seu batimento cardíaco, então a posição está correta.
Conte o número total de batimentos cardíacos durante 1 minuto (ou 30 segundos e multiplique depois esse número por 2).

Também pode medir a pulsação no pescoço, usando sempre os mesmos dedos e realizando o processo de forma semelhante ao anterior.

El diagnóstico de la Fibrilación Auricular se fundamenta en el electrocardiograma. En este procedimiento, se observa la actividad eléctrica del corazón. Si el paciente está en Fibrilación Auricular en ese preciso momento, se puede detectar un ritmo irregular que es característico.

Es un electrocardiograma portátil que llevas contigo mientras te monitorea la actividad eléctrica de tu corazón por 24 horas y graba la actividad si el episodio ocurre en ese tiempo.
El 68% de los episodios son detectados por este medio.

En algunos casos, la F.A. es difícil de detectar. Por eso, a veces es necesario realizar una pequeña cirugía para implantar un sistema de monitoreo que permite medir momento exacto en el que se presenta la condición.

Usted puede determinar la rapidez con que late su corazón tomándose el pulso. Si el pulso es irregular o lento, hable con su medico.

Voltee una mano, con la palma hacia arriba. Coloque el dedo índice y medio de su otra mano suavemente a una pulgada de la base del pulgar. Cuando la posición es correcta, debe sentir el latido de su corazón. Cuente la cantidad de latidos en 15 segundos.

El pulso también se puede encontrar en el cuello con dos dedos de manera similar.

2REDUZIR


Há dispositivos cardíacos implantáveis que podem abrandar a progressão da fibrilhação auricular através de tecnologia antitaquicardia reativa que ajuda a regular o ritmo dos batimentos cardíacos.

Administra terapias para tratar ritmos cardíacos irregulares, bloqueados ou lentos

Monitoriza de forma contínua o coração e administra automaticamente terapias para corrigir ritmos cardíacos rápidos.

Estes dispositivos administram terapias para corrigir batimentos cardíacos descoordenados (ou dessincronizados) e ineficazes e para fornecer tratamento para ritmos cardíacos rápidos, irregulares ou lentos.

3RESPONDER


Um dispositivo de terapia de ressincronização cardíaca (CRT) é implantado sob a pele e administra terapias para corrigir batimentos cardíacos descoordenados (ou dessincronizados) e ineficazes e para tratar ritmos rápidos e irregulares.

Cumpre 3 funções:

Administra terapias para tratar ritmos cardíacos irregulares, bloqueados ou lentos

Monitoriza de forma contínua o coração e administra automaticamente terapias para corrigir ritmos cardíacos rápidos.

O dispositivo administra terapias para corrigir batimentos cardíacos descoordenados (ou dessincronizados) e ineficazes e fornece tratamento para ritmos cardíacos rápidos, irregulares ou lentos.

O procedimento de implante não requer cirurgia de coração aberto e a maioria das pessoas regressa às suas casas em menos de 24 horas.

4TRATAR


Manter hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a sua qualidade de vida.

  • Mantenha uma dieta saudável: Coma fruta e vegetais, alimentos ricos em fibra, carnes magras, peixe e gorduras não saturadas, como azeite. Reduza o consumo de bebidas que contenham álcool e cafeína.
  • Faça exercício regularmente: Deve tentar fazer atividades físicas todos os dias durante, pelo menos, meia hora.
  • Gerencie seus níveis de estresse.
  • Evite hábitos nocivos, como fumar.
  • Controle a pressão arterial regularmente: Se tiver uma pressão arterial elevada, siga as ordens do médico e tome todos os medicamentos prescritos conforme indicado.
  • Controle o colesterol: Verifique os níveis do colesterol com regularidade. Coma menos alimentos ricos em colesterol e, se necessário, tome medicamentos para baixar o colesterol, conforme prescritos pelo médico.
  • Faça a gestão dos seus níveis de stress: Reduza o stress o máximo possível. Use técnicas saudáveis para gerir o stress, como relaxamento muscular, respiração profunda e exercício físico.
  • Trate a apneia do sono e distúrbios da tiroide: Se sofrer de apneia do sono ou de algum distúrbio da tiroide, é importante que visite um médico para receber tratamento adequado.

Mantenha sempre uma comunicação contínua com o médico para monitorizar a sua condição e verificar se os medicamentos estão a funcionar de forma adequada, ou se tiver novos sintomas ou efeitos secundários.

Medicamentos antiarrítmicos

  • Após uma cardioversão elétrica (veja a secção Procedimentos médicos abaixo), o médico poderá prescrever medicamentos antiarrítmicos para ajudar a evitar episódios de fibrilhação auricular no futuro.

Medicamentos para controlar a frequência cardíaca

  • Os medicamentos ajudam a restabelecer o ritmo cardíaco normal.

Medicamentos anticoagulantes

  • Os medicamentos anticoagulantes diminuem a capacidade de coagular do sangue, impedindo a formação de trombos e ajudando a prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVC).
  • Um AVC pode ser muito perigoso, pois pode provocar danos permanentes no cérebro ou até mesmo a morte.
  • Cardioversão
    • É realizada através do uso de medicamentos ou com um choque elétrico administrado ao coração, quando está sob sedação, para converter um ritmo cardíaco anormal num normal.
  • Ablação por cateter
    • Neste procedimento são criadas linhas de tecido cicatricial para bloquear circuitos elétricos anormais que causam a fibrilhação auricular (FA).
    • A ablação por cateter é um procedimento minimamente invasivo que pode ser usado antes da medicação ou quando a mesma não consegue controlar o ritmo cardíaco.
    • A ablação por cateter pode melhorar a sua qualidade de vida e eliminar ou reduzir sintomas desagradáveis da FA, como a falta de ar, a fadiga e a fraqueza.
    • É considerado um tratamento seguro e eficaz para a fibrilhação auricular paroxística (FAP).
  • Há dois tipos de procedimentos de ablação:
    • Crioablação: A área afetada é congelada, criando tecido cicatricial.
    • Ablação por radiofrequência: Usa calor para destruir a área problemática.

Fale com o seu médico sobre as opções de tratamento.

Recomendamos que mantenha uma comunicação próxima com o seu médico para monitorar a sua condição e verificar se os tratamentos estão funcionando adequadamente, ou se apresenta sintomas ou efeitos secundários.

Procure ajuda em caso de emergência. Se sentir que a frequência cardíaca está mais rápida do que o habitual, se sentir que está prestes a desmaiar, se tiver dor no peito ou palpitações ou se reparar que está com falta de ar, contacte imediatamente o médico.

Compartilha Esta Informação:

Quando falar com o seu médico este documento contém informação que o pode ajudar a orientar a sua conversa

Quando falar com o seu médico este documento contém informação que o pode ajudar a orientar a sua conversa

As informações contidas neste site não constituem um aconselhamento médico.

Última atualização de Março de 2021


Siga-nos

ESCREVA-NOS


TERMOS E CONDIÇÕES

As informações contidas neste site não constituem um aconselhamento médico. Consulte o seu médico para informações de diagnóstico e tratamento.